terça-feira, 21 de julho de 2009

Debret e a escravidão...




Tive que fazer um post de emergência.


Hoje eu vi uma loucura digna de intervenção, quando eu acho que neste país já acontece tudo de mais maluco que pode acontecer a uma pátria, sou surpreendida, sempre!


Ao folhear uma revista de arquitetura, eis que encontro entre os possíveis itens de decoração umas almofadas com estampa das telas de Debret, e, se você quiser, também pode fazer o sofá inteiro e colocar no meio da sua sala o seu próprio Debret.


Se não fosse trágico, realmente seria cômico... Não consigo pensar em outra expressão, essa muito batida diz exatamente o que eu quero dizer.


Como assim alguém quer ter seus próprios "debrezinhos" em casa, para sentar em cima ou recostar a cabeça?


Qual é o nosso problema hein?


Nós amenizamos tudo, criamos eufemismos para tudo e de repente, záz, as coisas mais terríveis ganham um ar de naturalidade.


Aquilo é a escravidão... A coisa mais terrível que já aconteceu no nosso país.


Não é para dormir em cima da representação daquilo, é como ter a foto de mortos dentro de um caixão enfeitando a sala.


Faça-se a seguinte pergunta: Por que os alemães não colocam estampas de judeus vítimas do holocausto com os seus uniformes listrados de azul em suas almofadas e sofás? Assim no meio da sala, como item de decoração.


Uma das respostas possíveis e a mais óbvia de todas: Porque eles se envergonham horrivelmente da monstruosidade que fizeram aos judeus, isso não é motivo de orgulho nacional, é uma página que eles gostariam de arrancar para sempre do livro que conta a história daquela nação.


Então, façam a gentileza de pensar antes de adquirir um móvel "legítimo" colonial, ou um "debrezinho". Esses são motivos de vergonha. Ou será que alguém aí tem saudade do Brasil Colônia e da Escravidão?


Mais um exercício: Olhe a obra do Debret artista, analise ela, mesmo que seja com um olhar de leigo.


Verá que há um descompasso qualquer nas coisas. Pesquise a história de Debret, o mínimo que seja, dando um Google nele por exemplo, descobrirá coisas incríveis sobre a história maravilhosa desse artista.


Então, você entenderá que tudo na obra de um artista tem razão de ser. Ele não pintava os escravos sofrendo porque achava bonito...


Pode acreditar, este não era o motivo.


2 comentários:

Cristie Joplin disse...

é a banalização...de tudo pode -se dizer!

Depois que eu descobri que música classica esta em quase todos os desenhos... nada mais me abala.

Por isso dou graças a Deus por ter um refugio destes absurdos, mais especificamente no bloco 4a/ap 4.

Unknown disse...

A pintura está errado, pq pelo lado que os escravos rodam o engenho, a cana deveria sair pelo outro lado.