domingo, 20 de setembro de 2009

Besteira...








Engraçado como a maior parte das coisas que consideramos importantes são bobagens. A noite mal dormida por causa da preocupação com algo no serviço, o medo de ir mal no trabalho da faculdade, o pavor de errar no look para determinadas ocasiões, o constrangimento injustificável de se dizer a coisa errada, as comparações bobas que fazemos com algumas pessoas.
No final, dá tudo certo não é? Como na música... “Don’t worry, be happy”
A única coisa que importa é a liberdade não é? Ser livre, estar livre, sem amarras...
Entendo que para alguns conforto é prender-se. Eu não sou assim, não posso ser...
Venho aprendendo dia após dia a como não me preocupar, tem dado certo. Estou tão mais feliz, minha vida tem sido tão boa, tão cheia de momentos agradáveis...
Às vezes a gente erra.
Nessa semana, perdoei do fundo do coração alguém que me magoou profundamente, uma situação estranha com gente me maltratando fez eu me lembrar de como é ruim ser maltratado, xingado, então eu perdoei... Não da boca para fora, de verdade.
Passei por situações difíceis suficientes para saber que de toda situação, por mais negativa que seja, tiramos algo de positivo para nossas vidas... Foi pensando assim que consegui me tornar o ser humano que eu sou.
Enfim, a gente erra muito para aprender as coisas. Cada um tem seu modo de pensar não é?
O inferno para mim pode ser a felicidade do outro, que bom que a vida é assim, pois dessa maneira há possibilidade de todos sermos felizes...
Sabe, eu gosto de Deus... eu acredito nessa força superior que rege o universo. Mas eu aprendi, também vivendo, que corajoso mesmo é aquele que é bom assim de graça, sem o medo do castigo divino, ou do olhar de algum ser superior.
Só que, pela minha cartilha, não há certo ou errado... Todos podemos tudo. O único limite entre o que é certo e errado é quando ignoramos a condição humana do outro, desprezando, humilhando, ridicularizando... Tudo isso é besteira.
Gente fina, como dizem, não liga para o que os outros falam, apenas vive e vai passando, deixando que os outros fiquem para trás ou sigam consigo.
Só somos seres humanos melhores depois de muitas coisas sofridas.
O que importa de verdade na vida são as pessoas que amamos, o “bom dia” dos entes queridos, o olhar amoroso daqueles que nos admiram, as lembranças boas daqueles que partiram, ir a uma exposição e ficar feliz porque a arte vence a morte, ouvir uma boa música e lembrar que nada é por acaso, que tudo no universo está em círculo... São essas coisas que importam, o resto? O resto é bobagem.
Por falar em arte, essa semana fui à abertura da exposição Virada Russa, que trouxe quadros de Kandínski, Maliévitch, Chagall, entre outros, do Museu Estatal de São Petersburgo. Entre os mais famosos, estão o Círculo e o Quadrado Negro, além da Cruz Negra de Maliévitch.
Dei a sorte, graças ao meu amigo querido Felipe, de ir na abertura oficial, da qual participara apenas convidados. Tomei um monte de Stolitchnaia, saboreei alguns pratos típicos, mas me deliciei de verdade foi com a belíssima exposição, tão bem organizada pelo curador Rodolfo de Athayde. As obras ficaram expostas de maneira bastante coerente com os movimentos de vanguarda russos... Uma felicidade que essa exposição tenha vindo até nós, já que nem todos podemos ir até a Rússia.
Quem puder ir e tiver interesse na maravilhosa arte russa, a exposição fica até 15 de novembro no Centro Cultural Banco do Brasil, um casarão lindo bem pertinho do Pátio do Colégio. Eu devo voltar lá quantas vezes me forem possíveis... Tão mágico saber que Maliévitch e tantos outros sobrevivem através da arte que criaram... Foi um dia muito feliz, mesmo. Encontramos com a Elke Maravilha que é uma graça... muito simpática.
Na semana anterior, eu fui a uma noite de autógrafos, o professor Luis Mauro de Sá Martino lançou oficialmente seu livro Teoria da Comunicação. Uma simpatia o professor, quem quiser se divertir com as sacadas inteligentes dele é só acessar: alquimiadoverbo.zip.net
Já falei sobre Schiller aqui, certeza que sim, eu devo falar dele o tempo todo...
Então, aquilo que ele dizia sobre a arte, ele tem razão... Para mim, 100% de razão.
Pena que seja tão difícil ser plenamente feliz em um mundo tão desigual.
Já ia me esquecendo... Minha revista preferida, a Caros Amigos, publicou minha carta...
Resumindo, tive uma semana maravilhosa, que fechou com chave de ouro com coxinha do BH às quatro da madruga e café da manhã reforçado no Athenas... A-do-ro!
Flaviuska

Nenhum comentário: