domingo, 1 de junho de 2008

Parada Gay 2008: "Homofobia mata - por um Estado laico de fato"



Evito entrar no mérito da questão da luta por um Estado laico de fato. Afinal, sabemos que o Brasil não é um país laico de fato mesmo. Somos o país mais católico do mundo, é só lembrar da cena de Fernando Henrique Cardoso rezando o Pai Nosso, ele absolutamente não sabia a oração, no entanto, precisou fingir, correndo risco sério de ser vaiado e sabe se lá mais o que se não cumprisse os protocolos do país mais católico do mundo... Já falei de mais a respeito disso, essa conversa dá muito pano para manga... Porque, no fim das contas, sabemos que quem ora muito é quem mais precisa...
Mas, voltemos à Parada Gay, sensacional!
Se foram 3,5 milhões ou 5 milhões de pessoas, não importa.
Li as notícias no outro dia e cada mídia destacou um aspecto da parada deste ano. Uma dizia que a parada foi mais "contida", com menos paetês. Outra dava conta dos furtos e das confusões que ocorreram durante a parada...
Eu que estava lá e dancei por toda a Avenida Paulista e Rua da Consolação com minha irmã Camila, nosso amigo Allan (o gay mais legal de que se tem notícia) e um monte de amigos, posso dizer que a Parada GLBT foi muito boa, organizada e acima de tudo um movimento de alegria e de paz... Eu não sou gay, mas sou absolutamente simpatizante desde sempre. Sempre tive amigos gays e posso dizer que eles são pessoas inteligentes, inconformadas constantemente e por isso sempre estão envolvidos em movimentos e grandes causas. Gente incrível que conheço é gay e não pode "sair do armário" porque perderiam a credibilidade que têm. E sabem disso.
A Parada é isso, um monte de gente linda, feliz, inteligente tem a chance de andar na rua se mostrando como realmente é por um dia ao menos... Neste ano, foi toda uma semana voltada para os gays aqui em São Paulo...
Quanto aos veículos que divulgaram os furtos e desentendimentos como sendo acontecimentos próprios da Parada Gay, talvez na tentativa de dizer que o movimento não é sério... Tenha a santa paciência! Que hipocrisia! Diga em que manifestação do mundo não há brigas e furtos? Ainda mais quando se trata de uma multidão de 3,5 milhões de pessoas. Só para se ter idéia do quanto é isso, 5 milhões de pessoas é 25% de São Paulo.
Seria bom se não fosse assim, mas vivemos, infelizmente, em um mundo violento. Não é a Parada que é violenta...
Agora, a notícia de que o movimento foi mais contido. As pessoas, em geral, e principalmente as menos instruídas têm uma tendência péssima a achar que todo gay é uma espécie de palhaço... Não é isso, gays são pessoas normais, só não são heteros. Eles não andam por aí vestidos com roupas cheias de lantejoulas ou cobertos de glitter... Isso é besteira. Conheço gays que são médicos, dentistas, economistas, filósofos, lingüístas... Enfim, pessoas normais... O aspecto divertido fica a cargo daqueles gays que gostam de diversão e brincam com a fantasia existente no imaginário popular.
Me diverti como há muito tempo não me divertia... Ri muito, dancei até não agüentar mais com as minhas pernas e pés... Muita música eletrônica, black e até Bossa Nova!
A tarde do dia 25 de maio ficará guardada para mim como o dia em que, depois de muito tempo, pude sair com a minha irmã mais nova e descobrir o quanto é divertido... O quanto sou livre para gostar de quem quiser. Não tenho mais um namorado ciumento e homofóbico... Estou muito feliz por isso...
Viva a liberdade, o amor, a paz e o bem...
Eu também quero um Estado laico de fato!Só para não esquecer: Todo o preconceito é burro! Sempre!
Agora vou indo... hoje tem concerto!
Viva Mozart e a Flauta Mágica...

Um comentário:

Camila disse...

Flavinhaaa
Amei o texto.
Com certeza esse dia vai fikr sempre em minha memória,foi maravilhoso =) divertido.
engraçado pensar que eu sou a irmã mais nova rsrs ,parecia que nós tinhamos a mesma idade.
te amoooooooooooooo